Projeto “Caçadores de Líquens” é Indicado pela 10ª FECITEC/UFV para a FEBRACE/USP

Postado em 02/out/2025

A 10ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (FECITEC) da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal tem o orgulho de anunciar o trabalho indicado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), da USP: “Caçadores de Líquens: Uma Investigação Sobre Qualidade de Vida”.

Desenvolvido pelos estudantes Thiago de Araujo Dias de Almeida, Geovanna de Souza Almeida dos Santo e Ana Beatriz Soares de Souza, da Escola SESI Benfica, no Rio de Janeiro (RJ), o projeto se destacou na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A equipe foi orientada pela professora Edilaine Morais de Souza e coorientada pelo professor Rafael Lopes da Costa.

Sobre o Projeto

Diante do crescente problema da poluição atmosférica e da dificuldade de monitoramento constante da qualidade do ar, os estudantes propuseram uma solução inovadora e acessível: o uso de liquens como bioindicadores.

A pesquisa partiu da análise de dois bairros do Rio de Janeiro: Benfica, comunidade escolar dos alunos, e São Cristóvão, local de importância histórica. Através da observação, medição e catalogação dos liquens presentes nas árvores, a equipe conseguiu traçar um paralelo sobre a qualidade do ar em ambas as regiões. Os resultados apontaram que São Cristóvão possui um ar de melhor qualidade, evidenciado pela maior diversidade e tamanho dos liquens, em comparação com Benfica, onde foram encontrados organismos menores e menos variados.

Para ampliar o alcance da iniciativa e promover a ciência cidadã, o projeto também propõe a criação de um site. A plataforma permitiria que a população fotografasse e enviasse imagens de liquens, auxiliando na criação de um mapa colaborativo e em tempo real sobre a qualidade do ar em diferentes localidades.

A FECITEC/UFV parabeniza os estudantes, orientadores e a Escola SESI Benfica pelo excelente trabalho, que demonstra o potencial da pesquisa científica escolar para gerar impacto positivo e conscientizar a sociedade sobre questões ambientais urgentes.

Para mais informações sobre a feira, acesse: https://fecitec.caf.ufv.br/

Fonte: Eduardo França