Jovens Cientistas da FECITEC-CNPq Vão da Robótica à Preservação Cultural em Projetos Inovadores em MG

Postado em 19/ago/2025

O programa de Iniciação Científica Júnior (BICJr) da FECITEC da UFV Campus Florestal e com financiamento de bolsas pelo CNPq, está revelando o imenso potencial dos estudantes da educação básica. Ao longo do último ano, os bolsistas da 10ª edição da feira mergulharam em seus projetos, alcançando resultados que vão desde o desenvolvimento de novas tecnologias até a promoção da cidadania e da cultura em suas comunidades.

Os relatórios de acompanhamento dos bolsistas da FECITEC/UFV/CAF mostram o avanço de pesquisas inovadoras em diversas áreas do conhecimento, reforçando o sucesso de um evento que em 2024 reuniu 80 trabalhos de 14 municípios mineiros e de outros 2 estados.

Tecnologia com Propósito Social

A tecnologia é uma grande aliada dos bolsistas. Em Betim, as estudantes Irisnã da Silva Ferreira e Melissa Ester Lima Santos se aprofundaram em cursos de Impressão 3D e Robótica para criar o “Ariponã” , um leitor de cartões digital para preservar e ensinar o Patxohã, a língua do povo Pataxó. O projeto já coleciona prêmios, como o 2º lugar no Prêmio de Honra ao Mérito Biólogo Educador.

Saúde, Meio Ambiente e Cidadania

As preocupações com o bem-estar e o meio ambiente também guiam os jovens cientistas. Em Contagem,
Amanda Marques Brandão Maia (bolsista BICJr da FECITEC/UFV/CNPq) desenvolveu o “Musacare”, um sabonete antiacne a partir da casca de banana, realizando testes de qualidade para garantir sua segurança e eficácia.
Em Oliveira, Maíra Santos Oliveira segue com seu projeto “Conectando Gerações” em ritmo “Adiantado” , promovendo rodas de conversa sobre temas essenciais como gravidez precoce e prevenção ao uso de drogas com a participação de profissionais e ex-alunos.
“O Projeto é incrível. Está impactando positivamente a vida de muitas pessoas e fico extremamente grata de poder participar disso.”Maíra Santos Oliveira, Bolsista BICJr da FECITEC/UFV/CNPq

O caminho da ciência também ensina a resiliência. Diversos estudantes relataram desafios como a conciliação com a rotina escolar, a complexidade de códigos ou atrasos em equipamentos, superando os obstáculos com o apoio de seus orientadores e reafirmando o valor da persistência na pesquisa.

A FECITEC se orgulha de ser o palco para esses primeiros passos na jornada científica.
Acompanhe nossas redes para conhecer mais sobre cada um dos projetos (Instagram – @fecitec_ufv).
A 11ª edição da feira já está confirmada para o dia 25 de outubro de 2025 (sábado).

Conheça as escolas e bolsistas BICJr da FECITEC/UFV/CNPq [clique aqui].

Professor Eduardo França Castro

Coordenador da FECITEC/UFV
Laboratório de Morfofisiologia & Ilustração Científica – IBF/CAF/UFV


Conheça a 1ª Olimpíada de Ilustração Científica do Brasil

O PIBID Interinstitucional Bio-Eff da UFV/CAF faz parte da equipe da FECITEC/UFV


#FECITEC #BICJr_FECITEC #CNPq #PIBID_Interdisciplinar #PIBID_Bio-eff #CAPES #MCTI
#UFV #UFV_CAF #UFVCampusFlorestal #UFVCAF #UFVFLORESTAL #LabMIC
#Feiradeciencias #ProjetoMusacare #Sustentabilidade #Ciencia #Inovação #CosmeticosNaturais