Cerimônia de premiação dos trabalhos da FECITEC/UFV 2016

Postado em 22/mar/2017

Foi realizada na noite do dia 15 de março, no Espaço Cultural “Rui Saraiva” da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, a cerimônia de premiação da sétima edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA/UFV) e da terceira edição da Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (FECITEC/UFV – esta congrega a 12ª Feira de Ciências da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF) e a 5ª Feira de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFV Florestal)), eventos realizados entre os dias 19 a 22 de outubro de 2016, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016, e que teve como tema: “Ciência alimentando o Brasil – Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?”.

A cerimônia começou com a apresentação de vários números musicais pelo músico Gleidson Andrade e sua banda. Em seguida, a servidora Gláucia Pinto e Porto, da Diretoria de Extensão e Cultura, responsável pelo cerimonial, convocou as seguintes autoridades para compor a mesa de honra do evento: o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus UFV-Florestal e coordenador do SIA/2016, professor Marco Antônio de Oliveira, que representou o diretor geral do Campus, professor Antônio Cézar Pereira Calil; o professor Guilherme Pussieldi, que representou o diretor de Extensão e Cultura do Campus, professor Adilson de Castro Antônio; o diretor de Ensino do Campus, professor Diego Antônio França de Freitas; o chefe do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus e coordenador da FECITEC/UFV, professor Eduardo França Castro; o Sr. Wladimir Tadeu Silveira Coelho, assessor da Subsecretaria de Educação Básica do Estado de Minas Gerais; o Sr. Webster Silvino de Oliveira, superintendente da Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais; a Sra. Silvânia de Fátima Gonzaga Belmonte Galvão, superintendente da Regional de Ensino de Pará de Minas; o Sr. Otoni Alves de Oliveira, prefeito municipal de Florestal; e o professor Wanderson Ferreira de Souza, chefe do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas do Campus UFV-Florestal.

Após a formação da mesa de honra, foi executado o Hino Nacional Brasileiro, seguido dos discursos do professor Marco Antônio de Oliveira; do professor Eduardo França Castro; e do Sr. Wladimir Tadeu Silveira Coelho. Em seguida, teve início a entrega das premiações dos trabalhos classificados no 7º SIA e na 3ª FECITEC, sendo que, nesta última, os seguintes trabalhos foram contemplados com bolsas de iniciação científica BIC Júnior, CNPq e Fecitec/UFV: “O Poder do Inhame”, “Produção de Bioplásticos a partir do amido extraído da casca da mandioca”, “Conservação de Frutas” e “ECOAPP: Plataforma Sustentável”. Além de receber essa premiação, o trabalho intitulado “Conservação de Frutas” também foi escolhido para ser apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (FEBRACE/USP), que está sendo realizada no período de 20 a 24 deste mês, em São Paulo. O trabalho “ECOAPP: Plantaforma Sustentável” também está sendo apresentado na FEBRACE/USP.

20170315_182016

Fotos 1 e 2: Premiações e certificado para os melhores trabalhos apresentados na FECITEC/UFV 2016.

006 20170315_192039

Fotos 3, 4 e 5: Vista geral da área do evento. Público aproximado de 200 pessoas (estudantes, familiares, convidados e comunidade). Representantes da UFV, SEE/MG e prefeitura Municipal de Florestal, MG.

20170315_192442

Foto 6: Abertura do evento pela mestre de cerimônia, Senhorita Gláucia Porto, da UFV Campus Florestal.

20170315_201257

Fotos 7, 8, 9 e 10: Entrega das premiações dos trabalhos classificados nos primeiros lugares na FECITEC/UFV, pelo professor Wladimir Coelho da SEE/MG.

Foto 11: Presença de várias caravanas escolares, das cidades de Pará de Minas, Juatuba, Divinópolis, Mateus Leme, Betim e outros municípios do entorno.

20170315_204339

Foto 12: Fechando o evento, tivemos a apresentação do músico Gleidson Andrade e sua banda.

Relação dos trabalhos premiados na FECITEC/UFV 2016

Por: Fernando Faria & Eduardo França Castro (UFV Campus Florestal)