Postado em 15/out/2025
Com base nos trabalhos aprovados, os visitantes da FECITEC 2025 encontrarão uma grande diversidade de projetos inovadores no dia 25 de outubro de 2025 (sábado). Veja uma síntese do que esperar em cada área do conhecimento:
Nesta área, os visitantes verão uma forte ênfase em sustentabilidade e meio ambiente. Os projetos abordam desde a biodiversidade e a conservação de biomas, como o Cerrado e a vida marinha , até soluções para problemas ambientais, como a recuperação de solos após queimadas , o desastre de Mariana , a poluição dos oceanos e o impacto de resíduos, como o descarte de roupas. Haverá também trabalhos sobre fontes de energia renováveis, como o potencial da Moringa oleifera e a produção de biodiesel a partir de microalgas.
A saúde também é um tema de destaque, com projetos que investigam o uso de plantas para fins terapêuticos , o desenvolvimento de fitocosméticos e o controle de larvas do Aedes aegypti. Além disso, serão apresentadas pesquisas sobre a qualidade do ar, utilizando líquens como bioindicadores , e estudos sobre geologia e a preservação ambiental.
Os visitantes encontrarão projetos que exploram questões sociais e culturais relevantes. Serão apresentados trabalhos sobre a história e cultura de patrimônios vivos, como uma árvore em um ambiente escolar , além de temas como a cultura nordestina e as sociedades indígenas no Brasil. Questões sociais urgentes, como o desastre de Brumadinho , o impacto dos algoritmos na psicologia humana , a gravidez na adolescência e a prevenção ao abuso sexual infantil, serão abordadas.
Haverá também projetos que buscam a valorização de diferentes gerações e vozes na sociedade e que investigam as vulnerabilidades e adaptações às mudanças climáticas.
Nesta área, a inclusão e a comunicação são os temas centrais. Os visitantes poderão conhecer projetos focados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), abordando desde sua importância para a comunicação e inclusão até o desenvolvimento de um aplicativo de tradução instantânea. A criatividade também estará presente em trabalhos que exploram o reaproveitamento de materiais descartados (“Gambiologia Criativa”) e a criação de narrativas em quadrinhos sobre experiências escolares.
Os projetos desta área demonstram a aplicação prática da matemática em questões cotidianas e tecnológicas. Os visitantes verão trabalhos sobre educação financeira , o uso da matemática em reformas para o bem comum e a integração de tecnologias para a conscientização ambiental. A sustentabilidade também é um tema presente, com projetos que buscam soluções para a crise climática e o desenvolvimento de tecnologias para avanços socioambientais na mineração.
A área multidisciplinar se destaca pela integração entre diferentes campos do conhecimento para criar soluções inovadoras. Os visitantes encontrarão uma forte presença da robótica educacional e da automação, com projetos de domótica para acessibilidade e sistemas de monitoramento de enchentes e incêndios.
A tecnologia assistiva e a inclusão são temas importantes, com o desenvolvimento de tradutores de Libras para português e guias para estudantes neurodivergentes. Além disso, serão apresentados projetos que unem tecnologia e educação ambiental, como recursos para o ensino da língua Patxohā e sistemas autônomos de irrigação. Os trabalhos também exploram temas como o descarte menstrual e a preservação dos biomas e o desenvolvimento de alternativas de baixo custo para o uso da realidade virtual em escolas.
Fonte: Prof Eduardo França